Junho é um mês especial para nós. É período de alegria, festejos, muitas delícias típicas… E mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o milho vai ser a estrela das mesas, até como forma de encarar que não teremos os arraiás com nossas famílias e amigos dessa vez.

É importante lembrar que além dos benefícios do milho a saúde, precisamos ficar atentos quanto a forma de comê-lo. Por exemplo, quem opta por comer o milho diretamente da espiga sabe que as cascas e resíduos dos grãos ficam nos dentes mais do que outros alimentos, não é mesmo?

Além disso, quem usa aparelho ortodôntico corre o risco de quebrar alguma parte do aparelho, caso as peças se enrosquem na espiga, e haja a tentativa de puxar. Quem fez restaurações recentemente também deve ter cautela ao escolher o milho na espiga, então a dica é retirar os grãos da espiga para comer, correndo menos riscos.

A higiene bucal deve ser feita com maior atenção após comer o milho e também pipoca, alimentos mais comuns ainda em junho, porque as cascas que ficam entre os dentes. Se não forem retiradas, podem favorecer a proliferação de bactérias e desenvolvimento de cáries e gengivites. Então além de escovar os dentes, devemos passar o fio dental para melhorar a higiene, retirando os resíduos que ficam entre os dentes.

Álcool

E como estamos nos adaptando as festas em casa por meio das lives, certamente uns drinques podem surgir entre os quitutes. Aí fica também o alerta, pois bebida alcoólica em excesso prejudica os dentes, e quanto mais escura for a bebida, como o vinho tinto, há uma propensão ao surgimento das manchas.

Um outro ponto importante é saber que a escovação só deve ser feita pelo menos uma hora e meia após a ingestão de bebida alcoólica. Porque enquanto você bebe, a acidez do álcool tende a desmineralizar a superfície do dente, e caso a higiene seja feita de imediato, o dente pode sofrer um desgaste maior. Aguarde esse intervalo de tempo, para realizar a higienização da boca.

Saiba quais as principais contraindicações para fazer um implante dentário

CRO-RN 4073 - Graduado na Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP-UPE, - Pós-Graduado em Cirurgia Oral Menor - HMAR-PE, - Pós-Graduado em Oclusão e Disfunção Têmporo Mandibular - ABO-RN, - Especialista em Implantodontia - ICEO-CE, - Pós-Graduado em Reabilitação Oral Estética - ICEO-CE - Mestrado especial em Implantodontia (em andamento) - SL Mandic-SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *