Acidentes domésticos sempre acontecem, e agora, com toda família passando mais tempo em casa, pode ser mais recorrente. Pais e mães precisam lidar com as tarefas profissionais e domésticas, disponibilizar atenção às crianças em tempo integral, sem os mesmos hábitos de saídas de antes.

E como as crianças literalmente “nos cegam”, é importante fazer uma prevenção dentro de casa, no intuito de evitar ao máximo as situações de risco, diminuindo as chances de traumas e até consequências mais graves. Mais do que nunca é hora de garantir que segurança para todos.

Se a sua casa tem escadas, janelas sem proteção, piscinas e varandas, busque todo um aparato para a proteção da sua família, pois muitos acidentes acontecem num piscar de olhos.

Dê exemplos

Crianças buscam imitar os adultos. Mostre a elas que certas ações não são indicadas sem a supervisão de um adulto, pois há riscos que eles não saberiam lidar, como por exemplo, cozinhar, alcançar objetos mais altos… Explique que ela precisa de você para ter a confiança para aos poucos aprender essas tarefas.

Medicamentos

A curiosidade das crianças pode ser um perigo. Guarde os medicamentos em locais fechados e fora do alcance delas, de preferência na parte alta dos armários, sem muita identificação. Quanto menores elas são, mais tendem a imitar os adultos, então evite tomar remédio na frente delas. É importante também verificar com frequência se está armazenando remédios vencidos, e sempre fazer uma geral na caixinha de remédios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *