O implante dentário é um dos assuntos mais buscados nos sites de pesquisa, e por este motivo, muitas informações são divulgadas em site e blogs. Algumas dessas afirmação estão corretas, outras tem um pouco excesso, e outras não tem fundamento científico.
Resolvemos destacar no texto de hoje, mitos e verdades sobre implante dentário para esclarecer dúvidas e perguntas que surgem em nossos canais de comunicação.
Implante dentário é apenas para idosos – MITO
Qualquer pessoa pode. Não é restrito por idade. Porém, há requisitos que precisam ser observados como a saúde das gengivas e a capacidade de osseointegração.
Saiba mais em “Posso implantar mais de um dente”
Gestantes não podem receber implantes dentário – VERDADE
Este procedimento é contraindicado para casos de gestação. A recomendação é que seja feito um planejamento adequado para que o implante seja feito em período anterior ou posterior da gravidez
Implantes são feitos com dentes naturais – MITO
A prótese é desenvolvida com pinos de titânio e dentes de material sintético, que se adaptam ao organismo com muita facilidade. Os dentes tem muita semelhança com os naturais.
Fumantes e portadores de diabetes podem receber implantes – VERDADE
Caso o paciente estiver com diabete controlada, e for liberado pelo médico para o procedimento, o implante é realizado. Já os fumantes, devido aos prejuízos bucais causados pelo tabagismo, correm o risco de perder o implante. Porém, também é possível sob a recomendação de abandonar o cigarro.
Perdi um dente. Posso esperar quanto tempo quiser, para buscar o procedimento – MITO
Com o tempo, o osso enfraquece e atrofia perdendo características importantes para osseointegração. O quanto antes buscar o implante é melhor. Não fique esperando.
Depois do implante, devo ir regularmente ao dentista – VERDADE
Sim. A visita regular ao dentista é necessária para manutenção do implante e da saúde bucal