Março tradicionalmente é o mês da mulher. Esse mês, além de iniciar com o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8, tem algumas campanhas importantes voltadas para a saúde da mulher, como o Março Lilás e Março Amarelo.

A campanha Março Lilás tem como principal mensagem a prevenção contra o câncer de colo de útero. Esse tipo de câncer, diferente de muitos outros, pode ser evitado a partir de boas atitudes. Sua principal causa é a infecção pelo HPV, que é uma IST, então, para evitar contraí-lo, é preciso se prevenir nas relações sexuais, com uso de camisinha, mas também podemos recorrer à vacina, que é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e pessoas que já tem diagnóstico positivo para HIV e imunossupressão.

A outra campanha, Março Amarelo, chega como um alerta para o diagnóstico precoce para a Endometriose, doença crônica que afeta muitas mulheres e mexe bastante com a qualidade de vida das pacientes que precisam conviver com esse problema. A dor é uma marca muito forte da Endometriose, e o tratamento tem melhor eficácia, quando combinado a um estilo de vida saudável, que inclui a prática de atividade física e melhores escolhas na alimentação.

Ou seja, veja como é possível ter uma vida melhor e de mais saúde a partir de bons hábitos! Aproveite o mês da mulher para se cuidar de maneira preventiva, evitando maiores problemas, que possam se tornar “dores de cabeça” maiores no futuro. O acompanhamento preventivo, que pode ser iniciado na Medicina da Família, é muito importante e faz parte do que podemos considerar uma rotina de cuidados saudáveis para a vida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *