Está aberta a temporada de confraternizações, reuniões familiares… E nós sabemos que é inevitável fugir de tantas delícias! Fica aquele pensamento: “E agora, vou perder todo o meu progresso se sair da linha nesses eventos?”. Calma, apesar de ser um desafio manter a dieta no fim de ano, é possível sim, comer bem com as opções servidas.
É importante entender como o seu corpo vai responder aos exageros. A maioria das comidas desses eventos é calórica e gordurosa, aí você pode perceber uma digestão mais lenta além de um mal-estar e até mesmo a sensação de queima. Por outro lado, há outras opções clássicas que podem entrar no seu prato sem grandes prejuízos, como as aves natalinas, as saladas, frutas, castanhas…
Uma dica útil é tentar fazer seu prato uma única vez, sem ficar beliscando ao longo do evento. Assim, você consegue controlar a quantidade que come, evitando grandes exageros. Aproveite, e aprecie seu prato sem pressa, saboreando o alimento. Quando comemos rápido, o cérebro demora a entender que já estamos satisfeitos.
Tenha cuidado ainda com os exageros com bebida alcoólica e com a sobremesa. Não é proibido, mas experimentar o doce apenas uma vez é a melhor alternativa.
E o mais importante! Volte aos seus hábitos de rotina no dia seguinte, incluindo a dieta e os exercícios físicos. Recomeçar é sempre válido!