Durante todo o mês de agosto é realizada a campanha Agosto Dourado com o objetivo de falar sobre a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. A campanha foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e várias entidades, assim como profissionais da saúde reforçam as orientações neste período sobre o aleitamento materno.
Por que a cor dourada?
Considerado o alimento mais completo e rico para as crianças, a cor dourada simboliza como o leite materno vale ouro para as crianças. O leite materno possui todas as proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e água que os bebês precisam para ter um desenvolvimento saudável, além de funcionar como uma verdadeira vacina, contendo anticorpos que vão proteger a criança de diversas doenças. A OMS indica que ele deve ser o alimento exclusivo até os 6 meses, e depois, o ideal é que as crianças continuem sendo amamentadas até os 2 anos de idade, recebendo alimentos complementares.
Amamentar, além de ser um ato de amor, ainda reduz a mortalidade infantil, conforme divulga a OMS, pois como o leite protege a criança, ela fica menos vulnerável a adquirir doenças graves.
Benefícios da amamentação
Relação entre mãe e filho: Um grande benefício da amamentação é a relação entre mãe e filho. O momento aproxima os dois, e cria laços eternos. Favorece o emagrecimento da mãe: Amamentar emagrece! Estudos mostram que a mulher que amamenta perde até 800 calorias por dia só nesse ato, e ainda oferece a sensação de bem-estar e realização nas mães.
Previne a anemia: A amamentação ajuda na volta do útero ao tamanho normal, e assim, evita sangramentos excessivos no ciclo menstrual, prevenido a mamãe de sofrer de anemia. Colabora com o sistema imunológico da criança: O leite materno previne alergias, intolerâncias alimentares e até mesmo a obesidade.