Muitas pessoas possuem dúvidas a respeito da recuperação de uma cirurgia de implantes dentários, tanto no repouso pós-operatório como no período de espera para a instalação da prótese. Vamos esclarecer para você.

Em relação ao período de repouso após uma cirurgia, pode variar muito a depender da complexidade do caso, do tipo de tratamento que foi feito, da forma que foi realizado e dos cuidados que o paciente terá após a instalação dos implantes. Existem pacientes que precisam descansar em torno de 2 dias, outros por 1 semana e alguns não precisam nem mesmo de repouso. O ideal é marcar uma consulta com o profissional de sua confiança para ter uma noção mais aproximada de como será esse período pós-operatório.

Antes de se colocar as próteses sobre os implantes, é necessário entender mais sobre a “osseointegração”. Ela representa o tempo que o organismo passa a entender o implante como parte do próprio corpo. Portanto, tanto o estado ósseo do paciente quanto o material utilizado na cirurgia, podem interferir no período de recuperação.

Tire as suas dúvidas sobre “Tratamento de Implantes” neste artigo do Dr Leandro Sales

O tempo de osseointegração do implante pode variar de 3 semanas até 6 meses, considerando as diversas variações de casos e os tipos de implantes disponíveis no mercado

Quanto aos enxertos ósseos, levam de 4 a 8 meses para serem incorporados. Vale a pena enfatizar que todas as medicações recomendadas pelo implantodontista devem ser seguidas à risca, evitando inflamações, infecções e outros incômodos.

É possível diminuir o tempo?

O tempo de recuperação também dependerá do paciente. Ele deve seguir os cuidados orientados pelo profissional. Muitos pacientes reclamam do incômodo, da dor na gengiva, sintomas esses que podem ser aliviados com o uso de analgésicos.

Enfatizamos que dores profundas não são comuns após a realização de implantes. É possível que o paciente sinta desconforto em caso de inflamação. Não há relação direta com dores de cabeça. Nesses casos deve-se verificar outros fatores que possam causar esse sintoma.

Pode escovar os dentes?

A higienização dos dentes é indispensável em qualquer tipo de tratamento. Caso o paciente não escove os dentes, pode ocorrer uma recuperação insatisfatória, resultando em outros problemas por causa da falta de higiene como as infecções e o mau hálito.

Em quanto tempo poderei mastigar normalmente?

Este período varia de caso a caso. Normalmente, o tempo é de 48 horas a 01 semana para que o paciente não sinta dor enquanto se alimenta. Depende do tipo de cirurgia e do organismo do paciente.

A recomendação é consumir alimentos líquidos e pastosos, frios e gelados. A boca deve ser higienizada sempre que possível, eliminando bactérias e prevenindo possíveis contaminações.

CRO-RN 4073 - Graduado na Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP-UPE, - Pós-Graduado em Cirurgia Oral Menor - HMAR-PE, - Pós-Graduado em Oclusão e Disfunção Têmporo Mandibular - ABO-RN, - Especialista em Implantodontia - ICEO-CE, - Pós-Graduado em Reabilitação Oral Estética - ICEO-CE - Mestrado especial em Implantodontia (em andamento) - SL Mandic-SP.

5 respostas a “Qual o tempo de recuperação do implante dentário?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *