É muito comum essa pergunta: Dr Leandro, o implante dentário é para vida inteira? O que pode levar a perder implantes de dentes?

Nós podemos perder um implante dentário por muitos motivos, inclusive um dente natural. Ambos podem durar uma vida toda. Os cuidados com a higiene bucal e as visitas periódicas de manutenção ao dentista podem evitar essa ocorrência.

Vamos citar algumas causas mais comuns para danificar ou perder o implante dentário:

Trauma oclusal

Os dentes naturais e as próteses sofrem desgastes de forma diferente durante o processo da mastigação. Em geral, o implante pode receber uma carga de impacto diferente do dente nesse processo, causando algum tipo de trauma. Esse trauma oclusal, o apertamento de dentes e o bruxismo, podem acelerar a perda óssea ao redor do implante.

Falta de higiene adequada

Os implantes e os dentes naturais necessitam de cuidados redobrados com a higiene bucal. No caso dos implantes, há a possibilidade de maior retenção de placa bacteriana (biofilme). Exige um tempo maior e dedicação para remoção dos resíduos das refeições. A gengiva pode inflamar ao redor do implante, podendo levar a perda do implante se não for tratada.

Alguns sinais e sintomas tornam evidente que há um problema com o implante dentário, como os citados abaixo:

– Sangramento a escovação;

– Secreção de pus ao apertar a gengiva ao redor do implante;

– Sensibilidade gengival ao redor do implante;

– Desconforto ao redor do implante;

– Dor ao mastigar

 

Diante da persistência dos sintomas, converse com o seu dentista e procure o atendimento no mais breve possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *