Depois do começo da pandemia do Covid-19, existe uma reclamação dos profissionais de que há uma sobrecarga de compromissos gerando problemas mentais como stress, ansiedade, cansaço e depressão. Há quem diga que há uma saudade do tempo que havia menos reuniões on-line ou não precisava do WhatsApp no trabalho.

Apesar da praticidade dos recursos, devemos nos atentar quando há ansiedade em ver as notificações, a queda de produtividade, e a falta de delimitação de assuntos pessoais e profissionais. Esses são sinais de há algo errado.

Para conquistar uma rotina de trabalho saudável, é importante seguir uns combinados consigo e os colegas de empresa. O primeiro deles começa pelo acordo sobre horários para se reunir com você. Ninguém está disponível o tempo todo. Extrapolar isso pode lhe levar a tratar assuntos em qualquer momento do dia.

A organização é uma medida relevante para controle da ansiedade. Nem tudo precisa ser resolvido com urgência. Não há por que encaminhar mensagem no final de semana, à noite, ou na hora do almoço. Defina as atividades do seu dia pelas prioridades e urgências.

Siga algumas regras de básicas nesse meio on-line. Elimine grupos desnecessários do WhatsApp. Terminou a finalidade do grupo criado, saia ou exclua. A reunião on-line pode ser um e-mail bem redigido? Incluindo informações e links adicionais para entender a demanda? Faça o e-mail. Não abuse do envio de áudios. Respeite o tempo do outro.

Organize uma agenda de compromissos. Separe espaços para trabalho, refeições, encontros com a família, exercícios, cuidar da saúde (ir ao médico e o dentista), espiritualidade, e lazer. Lembre-se que o sucesso profissional depende da sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *