Chegamos ao mês de outubro que é todo voltado para ações em prol da saúde da mulher. A campanha Outubro Rosa é realizada em diversos países, simultaneamente, para a conscientização sobre o câncer de mama, que é um dos tumores mais comuns nas mulheres. Esse tipo de câncer pode estar ligado a questões hereditárias, mas também pode ser prevenido a partir de bons hábitos de vida.

Além de estabelecer uma rotina saudável, com a prática de atividade física, uma dieta equilibrada e a maior distância possível do cigarro e suas substâncias tóxicas, as idas de rotina ao consultório médico são fundamentais para quem deseja se prevenir de maiores problemas.

Nos últimos tempos, a pandemia da Covid-19 motivou um afastamento das consultas médicas, pois muita gente preferiu adiar os procedimentos que não tinham urgência, e aí muitos exames deixaram de ser feitos, e consequentemente alguns diagnósticos precoces deixaram de ser dados. No caso da mamografia, em 2020, houve uma queda de 84% no número de exames, segundo a Sociedade Brasileira de Patologia. Isso preocupa, pois indica que uma parcela imensa de mulheres deixou de realizar um exame importante e necessário, que possibilita o rastreio precoce de tumores e alterações na mama. Com tratamento iniciado de forma tardia, as chances do câncer ser mais agressivo aumentam.

O câncer de mama tem muitas chances de cura, pois quando identificado na fase inicial, em 90% dos casos há sucesso no tratamento. Para isso, toda mulher precisa fazer a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, e até antes disso caso haja histórico familiar para a doença. Além da mamografia, e a presença nas consultas de rotina, é muito importante lembrar de realizar o autoexame das mamas, que vai ajudar a identificar as primeiras suspeitas, e ele pode ser feito bem antes dos 40 anos chegarem, já a partir dos 20 anos de idade como forma de prevenção para o câncer de mama.

Mantenha suas consultas e exames em dia, e cuide da saúde todos os dias, mas não apenas no mês de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *