Ao longo do ano, temos uma temporada de férias para pausa em nossa rotina. Mesmo que seja curto, quinze ou vinte dias, para o lazer, também é uma chance para irmos ao médico e checar como anda a saúde.

Nessa visita, o médico avaliará seu comportamento diário e queixas, e solicitará exames de rotina, conhecido como check up, ou procedimentos para diagnósticos específicos do organismo. A consulta pode ser não-presencial também se preferir, o profissional atende pela telemedicina.

E quais os benefícios? O primeiro deles é o diagnóstico precoce de doenças para tratamento e cuidados necessários antes que interfiram no seu cotidiano de atividades. O paciente identificará os hábitos nocivos à saúde que necessita abandonar e quais os novos comportamentos precisa adotar para viver com mais qualidade de vida.

Férias? Tempo de verificar como anda minha saúde

Quando o paciente tem histórico de familiar de doenças como o câncer, hipertensão, comorbidades relativas a respiração e circulação, é importante que o médico seja comunicado para realizar um monitoramento individualizado. Através de uma consulta periódica, os profissionais podem apresentar um diagnóstico atualizado sobre o avanço dessas particularidades.

Dessa forma, você evita também o autodiagnostico e automedicação, muito comum, nos dias de hoje, devido ao acesso as informações pela Internet. Essas posturas podem acarretar retardo do diagnóstico correto, efeitos colaterais dos medicamentos, e piora do quadro da doença.

Antes de ir ao médico, faça uma lista dos principais sintomas e dúvidas que tem sobre sua saúde. Leve um parente ou amigo para acompanhar a fim de que ele lembre a sua condição e a orientações do médico. Mantenha um diário dos exames e procedimentos que realizou nos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *