Em 8 de Março, todas as homenagens se voltam para as mulheres, afinal, é o Dia Internacional da Mulher, data criada para valorizar cada mulher, combatendo as desigualdades e discriminação, que infelizmente, ainda acontecem.

Ao longo desse mês, muitas ações acontecem, direcionadas às mulheres, e já que o momento é de reflexão, vale reforçar a importância do autocuidado, e da atenção à própria saúde. Normalmente, as mulheres cuidam de toda a família, marcando consultas, observando quando as crianças precisam de médico, dentista, alguma atenção especial, e ainda agendam os médicos dos maridos, dos pais, ficando o tempo cada vez mais escasso para elas. Hoje, gostaríamos de lembrar que o cuidado consigo também tem toda uma importância, e precisa ser colocado como prioridade.

Você, mulher, tem ido ao médico? Tem feito seus exames de rotina? Se a resposta for negativa, é hora de repensar seus atos, e cuidar de maneira preventiva da saúde. Além disso, é importante cuidar diariamente da sua saúde, tomando atitudes que favorecem o completo bem-estar. Para isso, listamos 5 dicas importantes para toda mulher:

1 – Durma bem

Dormir bem faz toda a diferença para qualquer pessoa! Quem consegue ter noites de 6 a 8 horas de sono melhora a concentração, e consequentemente os resultados das atividades realizadas ao longo do dia.

2 – Beba água

Muitas mulheres sofrem com retenção de líquidos. O inchaço incomoda, estressa e ainda pode ser a porta de entrada para problemas mais graves, como a sobrecarga de órgãos e até hipertensão. Com a ingestão de água na medida certa (que depende do seu peso e altura, mas fica em torno dos dois litros diários), você consegue manter o organismo hidratado e o metabolismo em bom funcionamento.

3 – Faça atividade física

Mande o sedentarismo para longe! Insira os exercícios físicos na sua rotina. Se mexer faz muito bem à saúde, traz disposição e energia, e é um santo remédio para as cólicas e TPM, sabia?

4- Evite o álcool e cigarro

O consumo em excesso de bebida alcoólica é prejudicial para o organismo. Esse hábito sobrecarrega alguns órgãos, e oferece riscos à saúde. Quanto ao cigarro, ele favorece o envelhecimento precoce, além de interferir na fertilidade, enfraquece o cabelo, propicia algumas doenças de pele e ainda pode causar vários tipos de câncer, em diferentes partes do corpo.

5- Vá ao médico regularmente

Na Viva Saúde Integrada você encontra a especialidade de Medicina da Família, profissional responsável pelo acompanhamento e monitoramento da saúde em diferentes fases da vida. Com esse médico, que se torna de confiança, você tem mais facilmente acesso a diagnósticos e tratamentos precoces, quando precisa. Por isso, não deixe apenas para tratar uma doença com ela já descoberta. Faça acompanhamento preventivo, e assim, você se antecipa a muitas situações mais graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *