Chega o mês de outubro e já associamos ao cor-de-rosa. Uma das campanhas de saúde mais antigas e de sucesso, o Outubro Rosa já faz parte das nossas vidas, e tem grande importância no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no Brasil. Em 2020 já são mais de 66 mil casos diagnosticados. E ele não tem apenas uma possível causa, por isso, mulheres de estilos de vida bem diferentes podem apresentar o diagnóstico.

Fatores que aumentam o risco da doença

A grande maioria dos casos de câncer de mama são registrados em mulheres acima dos 50 anos, mas eles podem acontecer mais cedo, principalmente em quem já tem histórico familiar para a doença. Outros fatores podem colcaborar, como questões hormonais e comportamentais:

– Obesidade;

– Sedentarismo;

– Não ter tido filhos;

– Primeira menstruação antes dos 12 anos;

– Alteração genética;

– Ter feito reposição hormonal;

– Entre outros…

Segundo O Instituto Nacional do Câncer, 30% dos casos poderiam ser evitados com uma vida mais saudável, incluindo a prática de atividades físicas, alimentos naturais, manutenção do peso… E ainda amamentar, que ajuda a mulher a evitar o câncer de mama.

Como identificar

Alguns sintomas podem ser percebidos ainda no início da manifestação da doença, como alterações no mamilo, saída de líquido dos seios ou a presença de nódulos tanto no seio, como no pescoço e axilas. A partir da percepção de sinais como esses, é hora de ir ao médico, que pode ser o seu médico da família, que já te acompanha e vai ser fundamental no início do diagnóstico.

Toda mulher a partir dos 40 anos de idade deve fazer o exame de mamografia anualmente, para o rastreamento da doença, sendo assim, mais fácil ter um diagnóstico precoce com maiores chances de um tratamento de sucesso.

Se cuide e conte conosco!

Médica de Família - CRM 8409 / RQE 3338 - Graduada na Universidade Potiguar - UNP - Pós-Graduada em Medicina de Família e Comunidade na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN - Especialização em Pediatria no Hospital da Criança-CE (Em andamento) - HC-CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *