Que tal ensinar seu avô, sua avó, ou a vizinha idosa a atender uma videochamada? Um simples gesto como esse pode representar muito para eles… Ao longo desses últimos meses, muitos idosos se sentiram sozinhos, por causa da pandemia da Covid-19. Como eles fazem parte do grupo de risco, poupá-los do contato foi um gesto de amor, que muitas pessoas precisaram exercer.

Segundo o IBGE, mais de 4 milhões de idosos vivem sozinhos em nosso país, e se o distanciamento social nos afetou nesses meses que se passaram, imagina para os idosos que moram só, e tem pouco contato com a tecnologia? A mudança de rotina para eles também foi mais difícil, pois muito da sua independência foi tirada, como forma de prevenção da doença.

Os que aprenderam a manusear smartphones tem respeitado mais o isolamento, e continuam se cuidando, enquanto os mais resistentes se arriscam mais, indo às ruas fazer suas compras.

 

Dica

Para quem tem parentes idosos, e sabe que eles tem dificuldades para manusear sozinhos celulares e computadores, tire um tempinho para mostrar o passo a passo de simples ações, como atender videochamada, ouvir um áudio de aplicativo, e assim, melhorar não só o humor do idoso, como inserindo ele no meio digital, permitindo que sua independência seja mantida dentro do que é possível.

Viralizou

Em São Paulo, o André Araújo, de 20 anos, desenhou a mão um tutorial para deixar na casa da avó, e assim ela conseguir atender quando ele ligasse por videochamada, ou quando ela quisesse falar com a família. A foto que ele compartilhou nas redes sociais fez muito sucesso e serve de exemplo para todos nós, que podemos ajudar, de forma simples, a encurtar as distâncias, e ainda preservamos a saúde mental dos nossos queridos velhinhos.

Médica de Família - CRM 8409 / RQE 3338 - Graduada na Universidade Potiguar - UNP - Pós-Graduada em Medicina de Família e Comunidade na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN - Especialização em Pediatria no Hospital da Criança-CE (Em andamento) - HC-CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *