Época de muita felicidade e celebração, o fim de ano é muito positivo para a maioria das pessoas, afinal é tempo de fazer novos planos, traçar novas metas, porém, nem todos conseguem se inundar desse sentimento positivo.

A depressão pode acontecer em qualquer momento da vida, mas no fim de ano, a ansiedade e um sentimento depressivo podem ser observados em algumas pessoas com muita intensidade, e no lugar de felicidade, fica a sensação de vazio, uma solidão…

Essa depressão de fim de ano pode acontecer porque muitos não se identificam com os momentos felizes, tão divulgados nesse período. Nesse caso, vem o pensamento de que está faltando essa alegria, esse entusiasmo, muitas vezes para quem precisa enfrentar conflitos familiares, ou ainda a perda de alguém, separação… Tudo isso afeta a saúde mental.

Para quem sabe que é importante fugir desse vazio, que tal aproveitar a época de uma forma diferente? Faça uma viagem e passe o feriado longe das reuniões familiares, busque a natureza, a praia, faça algo que te deixa feliz, ao lado de quem você se sente bem. Foque o pensamento nessas atividades que te motivam, e claro, busque ajuda profissional. Um psicólogo vai ser muito importante para te ajudar a superar esse sentimento, que muitas vezes se repete ano após ano.

•Psicóloga - CRP -17/4733 •Formação em Terapia Cognitivo Comportamental •Pós-graduanda em Neuropsicologia •Pedagoga •Pós-graduada em Psicopedagogia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *